POR VIR
SINTO
NA BOCA
O GOSTO DA VIDA
POR ACONTECER
O MOMENTO
POR-VIR
ENQUANDO ISSO
APENAS
RESTA
A CONSTATAÇÃO
AFLITA
O TEMPO A CORRER
E A JUVENTUDE
POR ENTRE MEUS DEDOS
A
E
S
C
O
R
R
E
R...
sexta-feira, 10 de abril de 2009
SOBRE POESIA CONCRETA
Poesia Concreta A POESIA CONCRETA Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta, realizada na cidade de São Paulo, lançou oficialmente o mais controverso movimento de poesia vanguardista brasileira: o concretismo*.
Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial. São Paulo vivia então o apogeu do desenvolvimentismo da Era J.K. e seus intelectuais buscavam uma poética ideológica/artística cosmopolita, como tinham feito os modernistas de 1922. Por isso, um dos modelos adotados pelos concretos foi Oswald de Andrade cuja lírica sintética (“poemas-pílula”) representava para eles o vanguardismo mais radical.
* Desde 1952, os jovens intelectuais paulistas vinham procurando um novo caminho através de uma revista chamada Noigandres, palavra tirada de um poema de Erza Pound e que não significa nada. "Todo o poema é uma aventura planificada" Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético (planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios: - Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos; - Um linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial (“A importância do olho na comunicação mais rápida... os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento....”); - Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página; - O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto. Exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:
ra terra ter rat erra ter rate rra ter rater ra ter raterr a ter raterra terr araterra ter raraterra te rraraterra t erraraterra terraraterra
Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:
de sol a sol soldado de sal a sal salgado de sova a sova sovado de suco a suco sugado de sono a sono sonado sangrado de sangue a sangue
Os recursos visuais
Os recursos visuais são utilizados por Augusto de Campos como no poema abaixo entitulado Eis os amantes:
COLOCAR EIS OS AMANTES
Em Pós-tudo, escrito no fim da década de 80, Augusto de Campos parece fazer o inventário de sua participação no concretismo, identificando o seu papel nas mudanças poéticas e reconhecendo que o caminho revolucionário acabara na mudez*:
COLOCAR POEMA PÓS –TUDO *
Mudo aqui tem um sentido ambivalente.
Além da indicação de mudez, o termo poderia ser interpretado como forma verbal de mudar, traduzindo assim o início uma nova busca de alternativas por parte do autor, após a experiência concretista.
VÍDEO DE ENTREVISTA DE HAROLDO DE CAMPOS
Criada por Décio Pignatari (1927), Haroldo de Campos (1929) e Augusto de Campos (1931), a poesia concreta era um ataque à produção poética da época, dominada pela geração de 1945, a quem os jovens paulistas acusavam de verbalismo, subjetivismo, falta de apuro e incapacidade de expressar a nova realidade gerada pela revolução industrial. São Paulo vivia então o apogeu do desenvolvimentismo da Era J.K. e seus intelectuais buscavam uma poética ideológica/artística cosmopolita, como tinham feito os modernistas de 1922. Por isso, um dos modelos adotados pelos concretos foi Oswald de Andrade cuja lírica sintética (“poemas-pílula”) representava para eles o vanguardismo mais radical.
* Desde 1952, os jovens intelectuais paulistas vinham procurando um novo caminho através de uma revista chamada Noigandres, palavra tirada de um poema de Erza Pound e que não significa nada. "Todo o poema é uma aventura planificada" Em síntese, os criadores do concretismo propugnavam um experimentalismo poético (planificado e racionalizado) que obedecia aos seguintes princípios: - Abolição do verso tradicional, sobretudo através da eliminação dos laços sintáticos (preposições, conjunções, pronomes, etc.), gerando uma poesia objetiva, concreta, feita quase tão somente de substantivos e verbos; - Um linguagem necessariamente sintética, dinâmica, homóloga à sociedade industrial (“A importância do olho na comunicação mais rápida... os anúncios luminosos, as histórias em quadrinhos, a necessidade do movimento....”); - Utilização de paronomásias, neologismos, estrangeirismos; separação de prefixos e sufixos; repetição de certos morfemas; valorização da palavra solta (som, forma visual, carga semântica) que se fragmenta e recompõe na página; - O poema transforma-se em objeto visual, valendo-se do espaço gráfico como agente estrutural: uso dos espaços brancos, de recursos tipográficos, etc.; em função disso o poema deverá ser simultaneamente lido e visto. Exemplo destas propostas pode ser encontrado no poema Terra de Décio Pignatari:
ra terra ter rat erra ter rate rra ter rater ra ter raterr a ter raterra terr araterra ter raraterra te rraraterra t erraraterra terraraterra
Observe-se o despojamento e o jogo verbal deste poema de Haroldo de Campos:
de sol a sol soldado de sal a sal salgado de sova a sova sovado de suco a suco sugado de sono a sono sonado sangrado de sangue a sangue
Os recursos visuais
Os recursos visuais são utilizados por Augusto de Campos como no poema abaixo entitulado Eis os amantes:
COLOCAR EIS OS AMANTES
Em Pós-tudo, escrito no fim da década de 80, Augusto de Campos parece fazer o inventário de sua participação no concretismo, identificando o seu papel nas mudanças poéticas e reconhecendo que o caminho revolucionário acabara na mudez*:
COLOCAR POEMA PÓS –TUDO *
Mudo aqui tem um sentido ambivalente.
Além da indicação de mudez, o termo poderia ser interpretado como forma verbal de mudar, traduzindo assim o início uma nova busca de alternativas por parte do autor, após a experiência concretista.
VÍDEO DE ENTREVISTA DE HAROLDO DE CAMPOS
quarta-feira, 8 de abril de 2009
KATIA MARTINS EM ENTREVISTA NA TV CINEC
FOI COM MUITA ALEGRIA QUE RECEBI O CONVITE PARA UMA ENTREVISTA NA TV CINEC (UM ESPAÇO DE TV VIRTUAL).
SEGUNDO O FELIPE O RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA LITERÁRIO, PROVAVELMENTE SERÁ NO FINAL DE ABRIL.
CONVIDO A TODOS E TODAS PARA CONFERIR A ENTREVISTA. VAMOS TENTAR AGITAR POETICAMENTE O MUNDO VIRTUAL. CONFIRAM EM WWW.TVCINEC.COM.BR
SEGUNDO O FELIPE O RESPONSÁVEL PELO PROGRAMA LITERÁRIO, PROVAVELMENTE SERÁ NO FINAL DE ABRIL.
CONVIDO A TODOS E TODAS PARA CONFERIR A ENTREVISTA. VAMOS TENTAR AGITAR POETICAMENTE O MUNDO VIRTUAL. CONFIRAM EM WWW.TVCINEC.COM.BR
REBRA NA TVCINEC
O EVENTO EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DA REBRA NO DIA 08 DE MARÇO, ESTÁ SENDO APRESENTADO NA TV CINEC.
VALE A PENA DAR UMA PASSADINHA LÁ NO SITE, E ASSISTIR NA ÍNTEGRA A FESTA, COM A PRESENÇA DE IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO, JOSÉ NÊUMANE PINTO, GIULIA GAM, JOYCE CAVALCANTE, (PRESIDENTA DA REBRA), E NÓS ESCRITORAS, SÓCIAS DA REBRA. O ENDEREÇO É: WWW.TVCINEC.COM.BR
VALE A PENA DAR UMA PASSADINHA LÁ NO SITE, E ASSISTIR NA ÍNTEGRA A FESTA, COM A PRESENÇA DE IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO, JOSÉ NÊUMANE PINTO, GIULIA GAM, JOYCE CAVALCANTE, (PRESIDENTA DA REBRA), E NÓS ESCRITORAS, SÓCIAS DA REBRA. O ENDEREÇO É: WWW.TVCINEC.COM.BR
domingo, 29 de março de 2009
domingo, 8 de março de 2009
ENTREGA DO PREMIO DE MULHER HONORÁRIA DA REBRA
Foi maravilhoso o evento de entrega do prêmio de mulher honorária, da REBRA, que outorgou a honraria aos escritores, IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, e JOSÉ NEUMANE PINTO.
Apesar da noite quente, o clima estava ameno e poético, permeado pela bela interpretação da Atriz Giulia Gam, às poesias de mulheres, como Cecilia Meireles,Clarice Lispector e Cora coralina, entre outras.
Os escritores homenageados, deram a tônica de descontração às suas falas com citações espirituosas, sobre sua nova condição de "mulher", outorgada pelas mulheres da REBRA.
Estavam presentes vários representantes da mídia impressa,como a revista CARAS, a revista RSVP. A TV CINEC fez a cobertura através da tv digital, onde o evento foi transmitido para todo o Brasil e para vários países no mundo.
PARABÉNS À TODAS NÓS MULHERES PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
PARABÉNS À TODAS NÓS ESCRITORAS PELO 10º ANIVERSÁRIO DA REBRA.
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